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Arquitetos: SuperLimão
- Área: 8953 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:Maíra Acayaba
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Fabricantes: AMAZONIO MOVEIS, Concresteel, Deca, Docol, Eliane, Lavi Design Studio, Tidelli, mm cité

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de inaugurar sua primeira fase como um marco na requalificação urbana do Largo da Batata, o LAPI avança com sua segunda etapa, consolidando-se como um polo dinâmico de cultura, gastronomia e comércio em Pinheiros. Assinado pelo Superlimão, com masterplan do Spol e desenvolvido pela Jacarandá Capital, o projeto expande a proposta inicial ao integrar novas áreas comerciais e aprimorar a relação entre as quadras, promovendo um fluxo contínuo de pessoas e experiências. Na fase 2, a abordagem segue o conceito de ocupação aberta e conectada, respeitando a identidade local e reforçando a vocação do bairro para encontros e experiências ao ar livre.


Nesta etapa, as vitrines comerciais voltadas para a quadra ganham ainda mais força, criando uma dinâmica urbana mais vibrante. Posicionadas de forma estratégica, elas reforçam a relação do empreendimento com o espaço público, ativando as circulações e ampliando as possibilidades de uso para quem vive e frequenta a região. Ao abrir espaços e permitir maior permeabilidade entre os lotes, o projeto intensifica a fruição do público e ressignifica os espaços, potencializando a conexão entre interior e exterior.


Fruição ampliada e ressignificação dos espaços. A proposta do LAPI sempre foi conectar os lotes de maneira fluida, incentivando a circulação entre os espaços e promovendo um ambiente de convivência que valoriza a relação entre cidade e pessoas. Na Fase 2, essa abordagem ganha novas camadas de interação, apesar de ter mantido ao máximo as estruturas existentes.


Antes ocupada por galpões comerciais dispostos lado a lado, a área passou por um processo de abertura e reestruturação espacial. Ao demolir construções irregulares e criar percursos internos, a intervenção gerou novos vazios urbanos qualificados, permitindo que a luz, a ventilação e a movimentação das pessoas desenhassem um novo dinamismo para o local. A acessibilidade integral do projeto, aliada ao paisagismo de plantas nativas, mobiliário urbano e materiais reaproveitados, fortalece essa experiência fluida e convidativa.

Transformação de dentro para fora. A nova configuração das vitrines não apenas amplia a relação do comércio com o público, mas também contribui para a revitalização da região sem descaracterizá-la. A proposta do LAPI se estrutura a partir da coexistência de diferentes usos e perfis de frequentadores. O projeto permite que o Largo da Batata continue sendo um espaço de encontro acessível, qualificado com novos fluxos e atividades.

Mantendo a identidade visual da primeira fase – com continuidade nos pisos, bancos, paleta de cores e sinalização –, a segunda fase respeita a essência do projeto original, ao mesmo tempo em que expande suas possibilidades. Com a evolução do masterplan, o LAPI reafirma seu compromisso com uma ocupação urbana que resgata histórias, conecta territórios e potencializa experiências autênticas no coração de Pinheiros.
































